Ansiedade Social

fobia-sociaaaal

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS), vulgarmente conhecido como Fobia Social, é um transtorno ansioso diferente de uma personalidade tímida ou introvertia, pois ser uma pessoa tímida não compromete o funcionamento social do indivíduo. Isso significa que, até certo ponto, ser introvertido e tímido é algo normal, porém pessoas com este transtorno psíquico tem um enorme prejuízo em suas vidas.

A Fobia Social pode ser vista como uma timidez patológica, ou seja, indica que é uma doença. Ela se caracteriza como um medo de ser julgado negativamente pelos outros e leva a sentimentos de inadequação e sensação de humilhação constante, o indivíduo acometido pelo transtorno consegue reconhecer que seu temor pode ser excessivo e até irracional, porém ter consciência disso não o ajuda, muito pelo contrário o faz sentir ainda mais inadequado.

É importante lembrar que algumas pessoas são naturalmente reservadas, assim como outras possuem uma personalidade mais extrovertida. Além do nervosismo diário em se encontrar nas situações julgadas como desconfortáveis pela pessoa, os sintomas característicos são medo, desconfiança e ansiedade, em níveis extremos pode ocorrer crises de ansiedade e ataques de pânico (batimento cardíaco acelerado, sudorese intensa, alteração da respiração, problemas gastrointestinais, entre outros).

O medo pode ser tanto de situações, como dos próprios sintomas físicos que a pessoa sente na situação como suor, tremor, voz fraca levando a piora do quadro de ansiedade e fazendo com que este indivíduo acometido evite, cada vez mais, situações em que isso aconteça, ou seja, ele exclui-se da convivência social progressivamente. É digno de nota que o indivíduo com este transtorno tem um sofrimento intenso e constante.

O tratamento do TAS consiste principalmente em parceria entre profissionais da saúde mental, visto que não é um distúrbio somente biológico ou somente psíquico, e que envolver diversas esferas de nossas vidas é necessário atenção médica e psíquica. Porém seu prognóstico é de um tratamento otimista, ou seja, feito de maneira correta ele tende somente a melhora.