O que é Psicoterapia?

psicoterapia

Considerada como importante recurso para o tratamento de praticamente todos os transtornos psíquicos o objetivo da psicoterapia é reduzir os sintomas da queixa ou transtorno do paciente, dependendo do nível do transtorno os sintomas podem ser removidos completamente, pois ela é uma atividade colaborativa entre paciente e terapeuta. A psicoterapia abrange múltiplos métodos utilizando diferentes teorias de tratamento realizado por profissionais treinados, ela distingue-se também em frequência e tempo de duração sessões.

Mas muitos se perguntam se a psicoterapia é, de fato, eficaz. É cientificamente provado que pacientes que fazem psicoterapia alcançam resultados melhores do que pacientes que não fazem psicoterapia, assim como, também está provado que a psicoterapia é muito mais eficaz que as mudanças naturais que os pacientes desenvolvem sem tratamento psicoterapêutico, e os resultados alcançados neste trabalho tendem a se manter por um período de tempo maior com os pacientes que procuram tratamento psicoterapêutico, ou seja, pacientes que procuram tratamento psicoterapêutico tem menos chance de reincidência de crises. E então, qual psicoterapia fazer?

Existem inúmeros tipos de terapias, essas dependem em qual tipo o paciente pensa em se encaixar, o importante é levar em consideração a qualidade da terapia e o relacionamento que se tem com o psicoterapeuta. Embora existam tantos tipos de psicoterapia, componentes em comum entre todas elas são encontrados, estes são; ela ocorre em um contexto terapêutico, no qual o paciente acredita, de alguma forma, que o terapeuta irá ajudá-lo através de uma base de confiança existindo uma maneira racional que provê uma explicação plausível para o sintoma ou transtorno do paciente junto com um procedimento para ajudar o paciente a resolvê-lo.

A psicoterapia tem efeitos imediatos após seu início, isso se dá por alguém treinado agindo de forma imparcial a que o paciente está experienciando, podendo, portanto, oferecer caminhos diferentes para lidar com o transtorno e queixa que este apresenta. Já os benefícios a longo prazo são inúmeros, promover o autoconhecimento do paciente com um profissional capacitado é fundamental para nós da CuidarPsi.