Distúrbios do Sono: Insônia

Distúrbios de Sono: Insônia

A insônia se caracteriza como um persistente distúrbio que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou de permanecer dormindo durante toda a noite e portanto ter um descanso da correria do dia a dia. As pessoas com insônia começam o dia se sentindo cansadas e saturadas, têm alterações de humor, falta de energia e têm o desempenho no trabalho e nos estudos afetados por conta deste distúrbio, ou seja, a qualidade de vida da pessoa com Insônia costuma ficar comprometida.

Ocorre na idade adulta em algum momento da vida, devido a algum fator estressor como trabalho ou assuntos afetivos, resolvido este assunto a insônia naturalmente se resolve. Porém algumas pessoas têm insônia crônica, que perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal. Esta pode ser fator indicativo de um distúrbio secundário causado por outros motivos, como uso invido de medicação, doenças orgânicas e, principalmente transtornos psíquicos. Em relação aos transtornos psíquicos, a insônia está ligada a uma infinidade deles como; Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, Estresse, Alcoolismo, Transtorno Bipolar. Por isso é de extrema importância que se consulte um médico psiquiatra quando vivenciar um quadro de insônia.

Os sintomas da Insônia incluem:

-Dificuldade para adormecer no período noturno, a pessoa se sente cansada mas não consegue dormir,

-Sentir agitação mental quando tenta adormecer

-Despertar durante a noite

-Cansaço ou sonolência diurna

-Irritabilidade ou instabilidade emocional

Dificuldade em focar, manter a atenção em uma atividade ou se lembrar de alguma coisa importante

-Dores de cabeça

-Preocupações contínuas com o sono

É importante procurar um médico psiquiatra para identificar o que causa a insônia e, assim, direcionar o tratamento. NUNCA se automedique, essa prática pode ser muito perigosa para sua saúde, além de atrapalhar o tratamento proposto pelo médico.