Depressão Subclínica

download

Já discutimos aqui nos textos o que é Depressão, seu tratamento e como afeta o indivíduo em diversas idades. Além disto é sabido que os diagnósticos de Transtornos Depressivos e Ansiosos afetam aproximadamente 10% da população brasileira, número que prevê crescimento nos próximos anos.

Porém pouco se fala e estuda sobre a Depressão Subclínica, também conhecido como Distimia  ou “quase depressão. É uma doença que afeta todas as idades e se mostra como estágio anterior a Depressão que conhecemos. Os sintomas não se apresentam de forma tão severa como em um diagnóstico de Depressão clínica.

Muitos dos sintomas entre a Depressão e a Depressão Subclínica são similares, aqui estão os principais:

– autoestima abalada

– sentimento de tristeza profundo

– sentimento negativo sobre tudo

– ausência de bem estar

– desinteresse e desanimo por atividades que normalmente trariam prazer a pessoa

– apetite e sono afetados (se apresentam em demasia ou em falta)

–  ficar irritado facilmente ou, basicamente, sentir-se muito afetado e sensível com alguns problemas que normalmente não seriam lidados com uma reação excessiva

A Depressão Subclínica, por ser uma forma mais branda de Depressão, e portanto pode ser negligenciada pelo indivíduo acometido faz com que este não procure ajuda. Porém o período que ela dura é mais longo do que algumas crises mais conhecidas do Transtorno Depressivo. Enquanto algumas crises da Depressão Maior duram dias ou semanas, a Depressão Subclínica pode durar meses ou anos. É relatado que 75% dos casos de Depressão Subclínica desenvolvem um quadro de Depressão se não for tratada a tempo.

O tratamento para a Depressão Subclínica se dá, originalmente, com psicoterapia e, em casos mais agravados, tratamento com o antidepressivo mais indicado para o indivíduo acometido.

 

imagem: google