Ansiedade

image

Um dos transtornos mais comuns na clínica psicológica e psiquiátrica é o Transtorno de Ansiedade, afetando 4 a cada 10 brasileiros. Até certo ponto, a ansiedade é saudável e faz parte de nós, pois atua como um gatilho para que tenhamos ações ao enfrentar situações imprevisíveis e estressantes.

A ansiedade disfuncional apresenta-se quando há prejuízo na vida pessoal e/ou profissional do indivíduo sem motivo “estressante” aparente. Nestes casos a pessoa apresenta, persistentemente, sintomas físicos e/ou psíquicos. Alguns dos principais sintomas deste transtorno são:

-inquietação,

-fobias,

-agitação motora,

-dispnéia,

-alteração do apetite,

-sensação que algo ruim irá acontecer (estar alerta)

-insônia,

Pode-se afirmar que a ansiedade patológica se define como uma sensação de descontrole físico e mental.

Os profissionais de saúde atribuem a causa do Transtorno de Ansiedade a fatores genéticos associados a fatores ambientais e as características de personalidade. A ansiedade é associada a outros transtornos mentais como depressão, déficit de atenção ou fobia social. Muitas pessoas passam anos sem o diagnóstico por achar que os sintomas descritos acima são somente resultados de uma vida estressante .

Evita-se a evolução de piora do Transtorno de Ansiedade para situações de crise tendo o diagnóstico e tratamento adequado o mais cedo possível assim o tratamento tenderá a ser mais simples.

Caso você tenha se identificado com este transtorno, recomendamos que você marque uma consulta conosco da CuidarPsi.